domingo, 9 de fevereiro de 2014

O QUE É LEITURA


Oh Deus todo poderoso,
Vê nossas mãos e segura.
Dá- nos tua proteção
E nos enche de cultura
Pra sermos bons professores
Que ensine bem leitura.

Leitura é uma conversa
Do texto com o autor.
É ler entre as entrelinhas,
É ter por livros amor,
Quem desperta esse caminho
É o herói professor. 

É um processo interativo
Não é  decodificação.
É um processo cognitivo
Que está em construção;
O bom leitor dá sentido
E acha significação.

É ela algo sublime
Na escola ou noutro lugar.
É atividade prazerosa
Faz o aluno pensar,
Aumenta seu imaginário
Pra seu mundo transformar.

Quem sabe ler tem cultura,
E tem um melhor pensamento;
Vivencia bem o mundo
Sabe ter discernimento.
A leitura é a melhor forma
De se ter conhecimento.

Paulo Freire nos ensina
A importância de ler.
Primeiro lê- se no mundo
Que tem muito a nos dizer,
E depois que aprendemos
Passamos a ler e escrever.

Por muito tempo ensinou- se
Leitura mecanizada
Onde o aluno aprendia
De maneira silabada,
Sem  nenhum  significado,
Sem relacionar com nada.

 Os textos curtos e pequenos
Descontextualizado
Desses que não tem sentido
Como: Didi deu o dado;
E a família silábica
Fica tudo decorado.

Este tipo de leitura
É bem superficial,
Tolhe sim o pensamento
Priva o intelectual.
É o caso de termo hoje
Analfabeto funcional.

A leitura mecanizada
É pobre e não te dá vida.
O aluno é prejudicado
Sua mente é tolhida.
Sua escolaridade
Ficará comprometida.

Os manuais de aprendizagens
Devem ser aposentados.
Os métodos e as cartilhas
Devemos deixar de lado.
Vamos fazer da leitura
Um troféu valorizado.

Quem dificulta a leitura
Em fase de construção?
É o modo mecanizado
Com decodificação.
O aluno até que aprende
Só não faz reflexão.

Somente o livro didático
Não será suficiente.
Outros gêneros literários
Vai ficar mais atraente:
Revistas, gibis e cordéis
Faz o aluno abrir a mente.

Quando a família é leitora
Isto logo influencia,
Mas na casa que não tem
Leitura no dia a  dia
As chances de aprender
Não se dá com alegria.

 A leitura na escola
Dar-se  num ambiente fechado,
Não funciona no mundo
Não tem significado,
E inconscientemente
O aluno deixa de lado.

A leitura  desviada
É Chata e não tem sentido.
Atrofia  o sujeito
O mundo tem percebido.
Empobrece a linguagem
E o ensino é perdido.

Na construção de leitura
Não se ler pra resumir;
Não se força o aluno a ler
Nem ler para discutir,
A leitura é um prazer
Deixe o aluno descobrir.

Leia textos atraentes
Se quiser formar leitor.
Faça o aluno descobrir
E ter pelos livros amor.
Nunca cobre do aluno
Que ele seja construtor.


Ensine leitura com textos
Do dia a dia social
Que circula em seu meio
Isto vai lhe dar moral.
Seus alunos vão gostar
Isto já é bom sinal.

Entre os gêneros textuais;
Parlenda, bula e quadrinhas
Poesia,  trava- línguas,
Lendas e as cantiguinhas,
Receitas, crônicas e músicas
Encantam as criancinhas.

Ler em voz alta estimula
Pois quem ouve também lê
A linguagem pronunciada
O aluno vai perceber,
E dela vai fazer uso
Pra no seu mundo viver.

 Mostre para seu aluno
Qual o valor da leitura;
Sua função social,
O bem que é pra cultura.
Quem não faz dela bom uso
Tem mentalidade escura.

O conhecimento prévio
Deve ser observado.
Num mundo vasto de escritos
O aluno está rodeado.
O processo é espontâneo,
Deve ser só provocado.


Ensine a ler com sentido
Com práticas de letramento.
Diversidades de textos
Molda bem o pensamento.
A leitura desse jeito
Terá funcionamento.

Quanto mais cedo o aluno
Se envolver com leitura,
Variando os discursos
Sua aprendizagem é segura.
Com a mão do professor
É  felicidade segura.

Na sua sala de aula
Forme lá um bom cantinho.
Espalhe livros por lá.
Este é um bom caminho,
Deixe os alunos pegarem
E observar com carinho.

Nosso objetivo é
Ver o aluno progredir
Lendo cada vez depressa
Os diversos textos e ir
Lendo com competência
E nunca mais desistir.

Ensinar a ler não é fácil
É uma ação demorada,
Não se dá com um estalo
É uma função delicada.
Mas com nosso compromisso
Damos conta do serviço
Nossa ação é consumada.

Nenhum comentário: