Oh Deus todo
poderoso,
Vê nossas mãos e
segura.
Dá- nos tua
proteção
E nos enche de
cultura
Pra sermos bons
professores
Que ensine bem
leitura.
Leitura é uma
conversa
Do texto com o
autor.
É ler entre as
entrelinhas,
É ter por livros
amor,
Quem desperta esse
caminho
É o herói
professor.
É um processo interativo
Não é decodificação.
É um processo
cognitivo
Que está em
construção;
O bom leitor dá sentido
E acha
significação.
É ela algo sublime
Na escola ou noutro
lugar.
É atividade
prazerosa
Faz o aluno pensar,
Aumenta seu
imaginário
Pra seu mundo
transformar.
Quem sabe ler tem
cultura,
E tem um melhor
pensamento;
Vivencia bem o
mundo
Sabe ter
discernimento.
A leitura é a
melhor forma
De se ter
conhecimento.
Paulo Freire nos
ensina
A importância de ler.
Primeiro lê- se no
mundo
Que tem muito a nos
dizer,
E depois que
aprendemos
Passamos a ler e
escrever.
Por muito tempo
ensinou- se
Leitura mecanizada
Onde o aluno
aprendia
De maneira
silabada,
Sem nenhum significado,
Sem relacionar com
nada.
Descontextualizado
Desses que não tem
sentido
Como: Didi deu o
dado;
E a família
silábica
Fica tudo decorado.
Este tipo de
leitura
É bem superficial,
Tolhe sim o
pensamento
Priva o intelectual.
É o caso de termo
hoje
Analfabeto
funcional.
A leitura
mecanizada
É pobre e não te dá
vida.
O aluno é
prejudicado
Sua mente é
tolhida.
Sua escolaridade
Ficará
comprometida.
Os manuais de
aprendizagens
Devem ser
aposentados.
Os métodos e as
cartilhas
Devemos deixar de
lado.
Vamos fazer da
leitura
Um troféu
valorizado.
Quem dificulta a
leitura
Em fase de
construção?
É o modo mecanizado
Com decodificação.
O aluno até que
aprende
Só não faz
reflexão.
Somente o livro
didático
Não será
suficiente.
Outros gêneros
literários
Vai ficar mais atraente:
Revistas, gibis e
cordéis
Faz o aluno abrir a
mente.
Quando a família é
leitora
Isto logo
influencia,
Mas na casa que não
tem
Leitura no dia a dia
As chances de
aprender
Não se dá com
alegria.
Dar-se num ambiente fechado,
Não funciona no
mundo
Não tem
significado,
E inconscientemente
O aluno deixa de
lado.
A leitura desviada
É Chata e não tem
sentido.
Atrofia o sujeito
O mundo tem
percebido.
Empobrece a
linguagem
E o ensino é
perdido.
Na construção de
leitura
Não se ler pra resumir;
Não se força o
aluno a ler
Nem ler para
discutir,
A leitura é um
prazer
Deixe o aluno
descobrir.
Leia textos
atraentes
Se quiser formar
leitor.
Faça o aluno
descobrir
E ter pelos livros
amor.
Nunca cobre do
aluno
Que ele seja construtor.
Ensine leitura com
textos
Do dia a dia social
Que circula em seu
meio
Isto vai lhe dar
moral.
Seus alunos vão
gostar
Isto já é bom
sinal.
Entre os gêneros
textuais;
Parlenda, bula e
quadrinhas
Poesia, trava- línguas,
Lendas e as
cantiguinhas,
Receitas, crônicas
e músicas
Encantam as
criancinhas.
Ler em voz alta
estimula
Pois quem ouve
também lê
A linguagem
pronunciada
O aluno vai
perceber,
E dela vai fazer
uso
Pra no seu mundo
viver.
Qual o valor da
leitura;
Sua função social,
O bem que é pra
cultura.
Quem não faz dela
bom uso
Tem mentalidade
escura.
O conhecimento
prévio
Deve ser observado.
Num mundo vasto de
escritos
O aluno está
rodeado.
O processo é
espontâneo,
Deve ser só
provocado.
Ensine a ler com
sentido
Com práticas de
letramento.
Diversidades de
textos
Molda bem o pensamento.
A leitura desse
jeito
Terá funcionamento.
Quanto mais cedo o
aluno
Se envolver com
leitura,
Variando os
discursos
Sua aprendizagem é
segura.
Com a mão do
professor
É felicidade segura.
Na sua sala de aula
Forme lá um bom
cantinho.
Espalhe livros por
lá.
Este é um bom
caminho,
Deixe os alunos
pegarem
E observar com
carinho.
Nosso objetivo é
Ver o aluno
progredir
Lendo cada vez
depressa
Os diversos textos
e ir
Lendo com competência
E nunca mais
desistir.
Ensinar a ler não é
fácil
É uma ação
demorada,
Não se dá com um
estalo
É uma função
delicada.
Mas com nosso
compromisso
Damos conta do
serviço
Nossa ação é
consumada.
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