sábado, 4 de abril de 2015

O QUE É LEITURA...


l
Oh Deus todo poderoso,
Quão grande é tua feitura
Da-me tua inspiração
E nos enche de bravura
Pra que eu possa escrever
As benéfices da leitura.
II
Leitura é uma conversa
Com o texto e o autor
E ler pelas as entrelinhas
É ter pelos livros amor
Quem desperta este caminho
É o herói professor.
III
Leitura é ação de ler
É o mundo interpretar
É interação com os mundos
É conhecimentos ampliar
É brincar com as palavras
E proveitos dela tirar.
IV
A palavra escrita ganha
Sentido na mão do leitor
Que extrai significado
E a ela lhe dar rumor
É ele quem completa o texto
E dar a leitura valor.
V
O leitor deve ser crítico
E buscar discernimento
Familiarizar-se com textos
E ter dele entendimento
Pois os textos sociais
Traz muito conhecimento.
VI
No texto há diversas vozes
É preciso enxergar
Só o leitor apurado
Pode ler e encontrar
Estimular a imaginação
Faz o sujeito viajar.
VII
É um processo interativo
E não decodificação
É um processo cognitivo
Que esta sempre em construção
O bom leitor dar sentido
E acha significação.
VIII
É ela algo sublime
Na escola ou no lar
É atividade prazerosa
Faz o sujeito pensar
Aumenta seu imaginário
Pra seu mundo transformar. 
IX
Que sabe ler tem cultura
Tem um melhor pensamento
Vivência nem neste mundo
Sabe ter discernimento
A leitura é a melhor forma
De se ter conhecimento.
X
Paulo Freire nos ensina
A importância do ler
Primeiro se ler o mundo
Que tem muito a nos dizer
E depois que aprendemos
Passamos a ler e escrever.
XI
Por muito tempo ensinou-se
Leitura mecanizada
Onde o aluno aprendia
De maneira silabada
Sem ter significado
Sem relacionar com nada.
XII
Os textos curtos e pequenos
Descontextualizado
Desse que não tem sentido
Como “ Didi deu o dado”!
E a família silábica
Fica tudo decorado.
XIII
Este tipo de leitura
É bem superficial
Tolhe sim o pensamento
Priva o intelectual
É o caso de hoje termos
Analfabeto funcional.
XIV
Leitura mecanizada
É pobre e não te dá vida
O aluno é prejudicado
Sua mente é tolhida
Sua escolaridade
Ficará comprometida.
XV
Os manuais de aprendizagens
Devem ser apresentados
E os métodos das cartilhas
Devemos deixar de lado.
Vamos fazer da leitura
Algo bem valorizado.
XVI
Quem dificulta a leitura
Em fase de construção
É o método mecanizado
Com decodificação
O aluno até que aprende
Só não faz reflexão. 
XVII
Somente o livro didático
Não será suficiente
Outros gêneros literários
Vai ficar mais atraente
Revistas, gibis e cordéis
Faz o aluno abrir a mente.
XVIII
Quando a família é leitora
Isto logo influencia
Mas na casa que não tem
Leitura no dia a dia
As chances de aprender
Não se dar com alegria.
XIX
A leitura na escola
Num ambiente fechado
Não funciona pra o mundo
Não possui significado
E inconscientemente
O aluno deixa de lado.
XX
A leitura desviada
É leitura sem sentido
Atrofia e entrava
O mundo tem percebido
Empobrece a linguagem
E o ensino é perdido.
XXI
Na construção da leitura
Não se ler pra resumir
Não se força o aluno ler
Nem ler para discutir
A leitura é por prazer
Deixo aluno descobrir.
XXII
Leia textos atraentes
Se quiser formar leitor
Faça o aluno descobrir
E ter pelo livro amor
Nunca cobre do aluno
Seja dele condutor.
XXIII
Ensine leitura com textos
Do dia a dia, social
Que circula em seu meio
Isto vai lhe dar moral
Seus alunos vão gostar
Isto é um bom sinal.
XXIV
Entre os gêneros textuais
Parlendas, bula e quadrinhas
Poesia, trava-línguas
Lendas com historinhas
Receitas, contos e musicas
Encatam as criancinhas. 
XXV
Ler em voz alta estimula
Pois quem ouve também lê
Linguagens pronunciadas
O aluno vai perceber
E dela vai fazer uso
Pra no seu mundo viver.
XXVI
Mostre para seus alunos
Qual o valor da leitura
Sua função social
O bem que é pra cultura
Quem não faz dela bom uso
Tem mentalidade escura.
XXVII
O conhecimento prévio
Deve ser observado
Num mundo vasto de escritos
O aluno vive rodeado
O processo é espontâneo
Deve ser só provocado.
XXVIII
Ensine a ler com sentido
Use bem o letramento
Diversidades de textos
Molda bem o pensamento
A leitura desse jeito
Terá funcionamento. 
XXIX
Quanto mais cedo o aluno
Se envolver com a leitura
Variando seus discursos
A aprendizagem é segura
Com a mão do professor
Ele concebe a leitura.
XXX
Na sua sala de aula
Forme lá um bom cantinho
Espalhe livro por lá
Este é o melhor caminho
Deixe os alunos pegarem
E usá-los com carinho.
XXXI
Nosso objetivo é
Ver o aluno progredir
Lendo cada vez depressa
Os diversos textos e ir
Lendo com competência
E nunca mais desistir.
XXXII
Ensinar a ler não é fácil
É uma ação demorada
Não se dar com um estalo
É uma função delicada
Mas com nosso compromisso
Damos conta do serviço
E a missão e consumada.
Poema do professor poeta Pádua Gomes Gorrión

Nenhum comentário: