segunda-feira, 28 de junho de 2010

HOMENAGEM AO 21º ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIACHÃO DO BACAMARTE



Escolhi um passarinho
Para ser o meu transporte
O mais rápido e mais forte
E o mais pequenininho
Quero ir de vagarinho
Conhecer-te sim Senhor
Pois sou um educador
E aqui tenho paradeiro
Conhecer Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Riachão terra querida
Estás no meu coração
Por ti tenho atenção
Por que me deste guarida
Já estás em minha vida
Declaro a ti meu amor
Faço a ti este favor
E ao teu povo ordeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Conheci Serra Rajada
O teu único Distrito
Um lugar bom e bonito
Que do seu povo é amada
No labirinto é afamada
Tem um povo acolhedor
Gostei daquele setor
Desejei está solteiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui visitar o Convento
Passei à tarde todinha
Vi a casa de farinha
E cumpri o meu intento
O meu transporte foi lento
Quis assistir o labor
De um povo trabalhador
Honesto e também ordeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui ao Cuités passear
Tomar banho de cachoeira
O Xixiu é de primeira
Da até pra namorar
Se você quiser farrar
Ou curtir o seu amor
Pode me chamar, por favor,
Que eu coopero com o dinheiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui conhecer Bacamarte
Um lugar que tem história
Está nossa memória
Ali eu vi uma arte
A igreja ali faz parte
Do homem colonizador
Disse-me um morador:
- Este fato é verdadeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Visitei o Sítio Torres
Achei um povo com brios
Dancei no Forró do Biu
Vi a escola que ensinei,
Assim que logo cheguei
Fui ao posto, vi o doutor
Por que naquele setor
Médico tem o dia inteiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

O Grilo eu visitei
Ali era um Quilombo
Com a turma bati bombo
Quando por ali passei
Com os quilombolas conversei
Senti de perto sua dor
Seu povo batalhador
Não sede pra fazendeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui lá na “Cruz da Donzela”
Rezei numa igrejinha
Tinha lá uma menininha
Contou-me uma historia bela
Aquela vilinha singela
Ainda sente a dor
Entregando ao senhor
O nosso pai verdadeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Passei na Rua Central
Achei tudo elegante
Lá tem cada restaurante
É mesmo um cartão postal
Essa terra de Cabral
É um lugar sedutor
Já deu até senador
Pra o cenário brasileiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Conheci a Bela Vista
Do alto a visão é linda
Qualquer pessoa é bem vida
É o primeiro da lista
De professor a artista
A homem trabalhador
O bairro é acolhedor
O seu povo cavalheiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.



O bairro especial
Que vi foi a Barriguda
Lá é bom não se iluda
O povo de lá é legal
Fica perto da central
O lugar é sedutor
As mulheres cheiram a flor
De Dezembro a Janeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Na Rua da Cruz andei
Falei com aquela gente
O povo estava contente
Eu vi quando lá cheguei
Com cada um conversei
Percebi o seu valor
Ali fizeram um clamor
Vá embora forasteiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui à Escola Deolinda
Que é a maior da cidade
Lá eu vi capacidade
E a competência brinda
Vi uma professora linda
Abraçando seu labor
Ensinando com humor
Ganhando pouco dinheiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui à Igreja Matriz
Padroeiro da cidade
Conversei com a irmandade
Que ali estava feliz
Cantei, me pediram bis
Alguém disse: É um cantor!
Eu disse só é louvor
Pra o santo padroeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Participei de uma festa
Que é de São Sebastião
Caminhei na procissão
Com uma moça honesta
A festa é boa e presta
Se você é cultuador
Vi o povo com dulçor
Dizer: - Viva ao padroeiro!
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

O “Riachão Fast” é bom
Pra o povo se divertir
Voando parei ali
E acompanhei o tom
Sujei-me todo de batom
Por que sou namorador
Disse-me um trabalhador:
- Gastei todo meu dinheiro!
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui à Escola Estadual
Conhecer o seu ensino
Achei tudo lá divino
Vivi o Adalto Cabral!
Gostei do material
Seu ensino tem sabor
Faz do aluno pensador
Sábio, crítico e companheiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Até na Conga passei
Voando lá bem baixinho
Mas como estava sozinho
No setor eu não fiquei
Desejar, eu desejei
Porque sou um sedutor
Mas como sou professor
Sou casado e não solteiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui ao Posto de Saúde
Quando me senti doente
Tinha um montão de gente
Dizendo: - Doutor me ajude!
Saí logo assim que pude
Sentindo a minha vigor
Quem me tratou com amor
Foi mesmo um bom enfermeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Eu vi um templo bonito
Logo tive uma ideia
Era a Igreja Assembléia
De Deus eu ouvir o grito
Cheguei ali tão aflito
Contei a Deus minha dor
Falou pra mim o pastor
Aqui é a “casa do oleiro”
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Fui à Escola José Tito
E lá pude observar
Que é bom de estudar
E o setor é bonito
Aquela escola é um mito
O alunado tem fervor
Os docentes têm amor
Seu ensino é pioneiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Foi num humilde transporte
Que decidi de te conhecer
Tive alegria e prazer
Que só se acaba com a morte
Riachão é jovem e forte
Tem cara de vencedor
Percebo o teu fervor
E não aceitas cativeiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Obrigado Riachão!
Sinto-me realizado
Por te ter homenageado
Nesta bela ocasião
É terra de tradição
De povo batalhador
Hoje mereces louvor
Por ser jovem cavaleiro
Conheci Riachão inteiro
Nas asas de um beija-flor.

Poeta Professor Pádua Gomes Gorrión




Nenhum comentário: