quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DUELO POÉTCO DO GRUPO DO WHATSAPP AMIZADE POÉTICA
















ANDRADE LIMA X FRANCISCA ARAÚJO

SEXTILHAS 
 Tema: Eu já sabia 

ANDRADE LIMA
Eu já sabia que a noite
Nasceria iluminada.
A lua é seu refletor
E tem gente na calçada,
Fotografando o cenário
Ao lado da namorada!                        

F.ARAÚJO
E nessa noite estrelada
Feito um cobertor de rima
Eu já sabia que a nuvem
Repousaria por cima
Da lua, quando eu cantasse
Junto com Andrade Lima!

ANDRADE LIMA
Eu em baixo e ela em cima,
Andando sempre na risca.
O céu bordado de estrelas
Se parece um pisca-pisca...
E entre tantas já sabia,
Que a mais bela era Francisca!

F.ARAÚJO
Andrade quando rabisca
Outro poema se cria
E Deus ao nos inspirar
Nos coloca em sintonia
Pra surgir nesse universo
Mais um céu de poesia!

SEPTILHAS
Tema:Só encontro  nos  políticos brasileiro

ANDRADE LIMA
Eu só encontro em político
Uma cara sem perfil.
Uma promessa absurda
Para uma nação hostil.
Em campanha de eleição,
Risos e aperto de mão
São as caras do Brasil!

F.ARAÚJO
A política no Brasil
Tem nos deixado surpresos
Que os ladrões engravatados
Traquinam, mas não são presos
E na seda da aparência
Escondem toda indecência
Maltratando os indefesos!

ANDRADE LIMA
Encontro milhões de presos
Sob as presas dos políticos.
É preciso gritar alto
E formar cidadãos críticos. 
Porque se não o poder
Nos verá sempre a temer,
Na base dos analíticos!

F.ARAÚJO
Vivemos momentos críticos
É tanta PEC e Emenda
E a cada novo partido
Surge uma nova legenda
Mas, não encontro se mexo
Alguém que diga o desfecho
Da verba para a merenda!


DÉCIMAS SETISSÍLABOS OU MOTE EM SETE
 Isto só é um por cento
Dos cem por cento que eu sei

ANDRADE LIMA
Faço cirurgia em gente
E animal faço falar.
Faço desde a terra ao ar
Germinação de semente.
Pra construir um repente
Dez segundos eu gastei.
Mil paisagens desenhei
Na tela do pensamento.
"Isto só é um por cento
Dos cem por centos que eu sei".

F.ARAÚJO
Aprendi fazer repente
Ouvindo um bom cantador
E em qualquer canto que eu for
Retiro um verso da mente.
Um rio botando enchente
Foi nele que me inspirei
E tudo que imaginei
Vou dizer nesse momento
Isso só é um por cento
Dos cem por cento que sei.

ANDRADE LIMA
Faço a lua me beijar
Faço o sol adormecer
Faço uma nuvem chover
E faço você me amar.
Faço o Sertão virá mar
Também faço minha lei
Faço o tempo dar replay
Das coisas do firmamento.
“Isso é somente um por cento
Dos cem por cento que eu sei”.

F.ARAÚJO
El no "Amizade Poética"
Um duelo sugeriu
E aceitei por desafio
Não fugir por ser eclética, 
Pois quem verseja com ética
Conquista o que conquistei
E o cantador que enfrentei
Emborcou seu instrumento
"Isso é somente um por cento
Dos cem por cento que eu sei".

Décimas Decassílabos ou mote em dez  

Todo verso é formado em harmonia
Com a força maior do pensamento

ANDRADE LIMA
Quando estou com você conectado
Sinto a vida sentir-se mais feliz.
Dos seus beijos eu peço sempre bis
E recebo outro beijo adocicado.
Meu jardim por você é perfumado
Com pureza, desejo e sentimento.
Ficar longe já vi que não aguento
E um minuto parece ser um dia...
“Todo verso é formado em harmonia
Com a força maior do pensamento”.

F.ARAÚJO
Toda rima tem gosto de poesia
Quando posta na mesa do repente
E o tempero da palma aguça a mente
No momento que o vate silencia.
Não sei quem inventou,  qual data e dia
Mas poeta é quem bota sentimento
E por certo, essa massa é alimento
Que não tem pra vender por freguesia
Todo verso é formado em harmonia
Com a força maior do pensamento.

ANDRADE LIMA
Imagino ser seu e você minha
E nos versos de amor eu viajar.
Nos seus braços sorrindo me amarrar
Sendo rei e você minha Rainha.
Quero entrar pela porta da cozinha
E morar com você nesse aposento.
Registrar ao luar cada momento
E sentir nos abraços sintonia...
“Todo verso é formado em harmonia
Com a força maior do pensamento”.

F.ARAÚJO
Cada verso traz uma descoberta
Pode ser no papel, na voz ativa
A cultura também mantém-se viva
E a virtude das artes, sempre certa
Pois no livro da mente a página aberta
Representa mais um ensinamento
E é sinal que Deus lá do firmamento
Sempre está com o poeta em sintonia...
Todo verso é formado em harmonia
Com a força maior do pensamento!

Gênero final: Adeus até outro dia!

ANDRADE LIMA
Fiz sextilha e Septilha
Para o povo desse grupo
E os estilos eu agrupo
Para ver qual é que brilha.
Com Francisca nessa trilha
Eu trilhei com alegria.
Viva a nossa Poesia
E quem tem me acompanhado...
Deixo meu muito obrigado
E adeus até outro dia!

F.ARAÚJO
Andrade Lima, obrigada! 
Foi bom versar com você. 
Nessa cultura se vê, 
Tem arte valorizada.
Já está sendo encerrada
Esta nossa parceria
Mas, marque outra cantoria
Que volto a versar de novo
Vou dar  'boa noite' ao povo
E adeus até outro dia!

Nenhum comentário: