terça-feira, 22 de novembro de 2016

DUELO DE POESIA NO GRUPO DO WHATSAPP AMIZADE POÉTICA















1º Estilo:sextilhas=Tema Ontem e hoje

GORRIÓN
Ontem eu era menino
Hoje  eu sou homem feito
Antes não tinha pecado
Hoje só tenho defeito
Das coisas que consegui
Muitas delas eu rejeito. 

 ANTÔNIO NASCIMENTO
Ontem eu tinha respeito
Hoje só tenho lembrança
Do meu tempo de escola
Brincado de ser criança
Ontem eu tinha um sonho
Hoje nem tenho esperança

GORRIÓN
Do ontem guardo  lembrança
Do que eu fui no passado
Quando papai me acordava
E me levava  Pra o roçado
Apesar do sofrimento
Me sinto realizado.

ANTÔNIO NASCIMENTO
Já fui muito apaixonado
Hoje não tenho amor
Se outrora eu sorria
Tudo isso virou dor
Ontem eu era feliz
Hoje sou um sofredor.

GORRIÓN
Ontem eu tinha um amor
Hoje só resta ilusão
Dos tempos bons que sonhei
Só restou recordação
Dos namoros de crianças
Qu’eu pegava só na mão.

ANTÔNIO NASCIMENTO
Eu morava no sertão
Hoje vivo na cidade
Tinha tudo que queria
Agora só a metade
Que tudo desmoronou
Por causa da vaidade.

2º estilo= décima setissílabas ou mote em sete
Mote: Mamãe chorou na partida/
            Quando deixei meu torrão


ANTÔNIO NASCIMENTO
Fui covarde ao partir
Da terra que me criei
Que muita gente deixei
Querendo comigo ir
Dava até pra desistir
Mas em busca de emoção
Eu peguei o estradão
Querendo uma nova vida
Mamãe chorou na partida
Quando deixei meu torrão.

GORRIÓN
Quando a chuva não vem
O camponês vai embora
Procurar uma melhora
A seca lhe faz  refém
Outra solução não tem
E abandono seu sertão
Seca-se a plantação
E o que resta é a despedida
Mamãe chorou na partida
Quando deixei meu torrão.

ANTÔNIO NASCIMENTO
Quando sai pela porta
Ela ficou na janela
Enxerguei nos olhos dela
Uma esperança morta
Eu fiquei fora de órbita
Ao partir seu coração
Viajei pra o Maranhão
Nem se quer fiz despedida
Mamãe chorou na partida
Quando deixei meu torrão

GORRIÓN
Eu deixei a minha casa
Em busca de aventura
Mas só enfrentei agrura
A precisão me deu asa
A tristeza me arrasa
Mas sai sem proteção
O meu pai me disse: não!
Mas meu desejo revida
Mamãe chorou na partida
Quando deixei meu torrão.

3º Estilo: Décimas decassílabas ou mote em dez
Mote:   O maior pregador da humanidade
            Foi pregado na cruz sem ter defesa

GORRIÓN
Jesus Cristo é o nosso salvador
Que nasceu na cidade de Belém
Sem riqueza,sem casa e sem bem
Perdoou o mais frágil pecador
Ele é grande em matéria de amor
E morreu pra nos dar a realeza
Onde tinha dúvida levou a certeza
E ao cativo ele deu a liberdade
O maior pregador da humanidade
Foi pregado na cruz sem ter defesa.

ANTÔNIO NASCIMENTO
Foi a ele entregada a missão
De levar a palavra entre fiéis
Abrandar todos os seres cruéis
Pondo Deus dentro do seu coração
Preservar o amor entre irmão
E mostrar que a vida tem beleza
Perdoar cada um que sem nobreza
Praticar qualquer uma atrocidade
O maior pregador da humanidade
Foi pregado na cruz sem ter defesa.

GORRIÓN
Os pastores hoje pregam por dinheiro
E são ricos morando em mansões
E dizem: “estou fazendo missões!”
Mas o seu alforje se enche primeiro
E desse modo existe muito caloteiro
Que só pensa em dinheiro e em riqueza
E passeiam entre a mais alta nobreza
E desconhece toda e qualquer humildade
O maior pregador da humanidade
Foi pregado na cruz sem ter defesa.

ANTÔNIO NASCIMENTO
Se eu pudesse faria uma assembléia
Ressaltando a Jesus de Nazaré
Pondo ali um empenho em minha fé
Pra aumentar o meu número de platéia
E depois de forma minha colméia
De abelhas humanas com certeza
Rogaria ao meu Deus dai-me destreza
Pra levar tua palavra na cidade
O maior pregador da humanidade
Foi pregado na cruz sem ter defesa.

5º Estilo: Galope a beira em desafio

ANTÔNIO NASCIMENTO
Agora eu mostro do que sou capaz
Cantando repente,sem perder o tom
Vou estraçalhar o El Gorrión
E ensinar pra ele como é que se faz,
Eu só me sossego quando esse rapaz.
Ficar só o pó,de tanto apanhar,
Eu vou lhe bater até me cansar
Sem ter intervalo e nem lhe dar trégua
que hoje eu monto e amanso essa égua
Nos dez de galope na beira do mar

GORRIÓN
Se tu és estudante, eu sou professor
Se tu és um gatinho, eu sou um leão
Se tu és um fusquinha, eu sou caminhão
Se tu és um espinho, eu sou uma flor
Você é escravo eu sou seu senhor
Não adianta, Antonio, tu me enfrentar
Eu sou caco de vidro,tu vai te cortar
Eu ganho na peleja, porque tenho dom
Respeite seu mestre, o El Gorrión
Nos dez de galope na beira do mar.

ANTÔNIO NASCIMENTO
Perdi a cabeça,fiquei estressado
E já peço Desculpas a quem ta presente
Mais eu vou matar esse indigente,
Que quer me vencer sem tá preparado.
Eu sei que não sou,assim afobado
Mas nesse momento resolvi ficar
Que não admito, alguém me humilhar
Pisando em meu nome sem ter o direito
Por isso poeta exijo respeito
Nos dez de galope na beira do mar.

GORRIÓN
Eu tenho a força que teve Sanção
A astúcia perversa que teve Caim
Deus me manda bater e poeta ruim
Que envergonha o povo de nosso Sertão
Em sabedoria ganhei pra Salomão
E vem você agora me desafiar
Vou bater com força e teu couro tirar
Eu não terei pena de ti moribundo
Meu verso é pipoco e o teu é imundo
Nos dez de galope na beira do mar.

6º Estilo: Despedida=décima setissílabas= Adeus até outro dia.

GORRIÓN
Este duelo foi bom
Mostrou nossa competência
Teve uma boa audiência
Com Antônio e Gorrión
Cantamos dentro do tom
Trouxemos só alegria
Quem gosta de poesia
Saiu daqui dando brado
Aos poetas, obrigado
Adeus até outro dia.

ANTÔNIO NASCIMENTO
Deixo aqui minha mensagem
Pra todos que estão
Ponham Deus no coração
Pra aumentar a bagagem
Não se iluda com bobagem
Versejem com alegria
Duelem com mestria
Mas não caiam no pecado
Aos poetas obrigado
Adeus e até outro dia

GORRIÓN
Meus parabéns aos poetas
Escritores, cordelistas
Amantes apologistas
Que são pessoas seletas
Nossas noites são repletas
De amor e poesia
A nossa face radia
E de vocês eu não esqueço
Aos poetas agradeço
Adeus até outro dia.

Os meus agradecimento vai para o poeta Antônio Nascimento que muito bem duelou comigo,ao poeta Francisco Evangelista que nós o consideramos nosso mestre e a toda platéia seleta que nos aplaudiram neste noite de poesia.






Nenhum comentário: